1968 o sonho acabou? - Campanha de Evento Estácio de Sá BH

Campanha para evento 1968 Faculdade Estácio de Sá - BH

Desafios ao conceito de criação da campanha de divulgação do evento:

· Divulgar um evento entre pessoas que não o vivenciaram, em um contexto histórico bem pouco politizado, em relação aos anos 1960.
· É um evento que comporta uma grande quantidade de conteúdo histórico e, portanto, de informação. Como criar uma identidade visual que dê conta da diversidade de conteúdos mas que, simultaneamente, deixe claro do que se trata o evento?
· Divulgar o evento entre públicos-alvo distintos: a) alunos dos cursos de comunicação da FESBH e outras universidades; b) alunos da faculdade da maturidade; c) professores do curso; d) profissionais de jornalismo e publicidade; e) representantes deste movimento social em Belo Horizonte.
· Desenvolver um conceito de criação que, graficamente, suporte ampliações e reduções, dado os diferentes formatos das peças que serão produzidas.

Conceito de criação da campanha:

A partir dos pontos acima apresentados, a programação visual do evento partiu da alusão a vários acontecimentos do ano de 1968. Símbolos de sonhos e desejos, vitórias e derrotas, as imagens utilizadas representam a esperança por trás de tantos acontecimentos e lutas sociais: a Primavera de Praga, a luta estudantil, os movimentos feminista e homossexual, o sexo sem culpa, a pílula anticoncepcional, o movimento hippie, o psicodelismo, o rock ‘n roll etc. Tudo isso com uma linguagem gráfica contemporânea, afinada com as características de nosso contexto social atual.

Sem ater-se a vertentes panfletárias ou reacionárias, o evento pretende resgatar e discutir diferentes contextos e acontecimentos históricos do ano de 1968 no Brasil e no mundo. De modo dialético e dialógico, pretende ainda resgatar referências estéticas da época e, sobretudo, promover uma reflexão histórica e política entre os estudantes e profissionais de comunicação social, focando especialmente o que mudou em cada um dos aspectos abordados nestes últimos 40 anos.








Trabalho universitária de criação de peças executado com Adobe Illustrator (MAC), Adobe Photoshop (MAC), Corel Trace (MAC) e Corel Draw (PC).

Direção de Criação | Janaina Maquiaveli
Conceito e layout | Marcelo Costa, Davidson Junio e Natália Gomes

:: Agência Experimental Prosa Comunicação Integrada – FESBH ::
:: 2008 ::

trabalhos mês a mês